Você esta aqui:
  • Destaques
  • Slides
  • »
  • Prefeitura adota medidas de segurança no Balneário São José, conforme recomendação do MP

Destaques

29 de agosto de 2019 | Ronieri Alisson Alves

Prefeitura adota medidas de segurança no Balneário São José, conforme recomendação do MPPalco de muita discussão e do assunto mais comentado nas redes sociais nos últimos dias; o Balneário São José um dos locais mais frequentado de Machadinho, virou notícia em Rondônia após MP recomendar interdição do ponto turístico.

Local onde é realizada uma dentre as maiores festas culturais do Estado de Rondônia, dividiu opiniões quando a notícia de interdição tomou conta da internet. Para uns, medidas devem ser tomadas, para outros indignação.

De acordo informações, o Ministério Público do Estado de Rondônia, recomendou ao município que adotasse providencias necessárias para a interdição imediata do Balneário como medida preventiva, até que sejam adotadas providência mínimas que garantam a segurança dos banhistas.

Vale lembrar que lamentavelmente o poder executivo só tomou ciência da recomendação do MP, após diversos sites terem publicado matérias sobre a recomendação do Ministério Público. Alguns sites noticiosos, citaram a profundidade do Rio Machadinho, correnteza e até mesmo presença da espécie de peixe poraquê (Electrophorus Electricus), que podem atacar banhistas no local, fatos nunca antes confirmado no Balneário São José.

FOTO: MAYCON JUNIOR

Após tomar ciência da recomendação do MP, o prefeito municipal Leomar Patrício, convocou equipes para tomarem as medicas necessárias para a segurança dos frequentadores do Balneário São José, local que recebe diariamente centenas de visitantes, e nos finais de semanas, cerca de dois mil banhistas.

A prefeitura enviou documento ao Ministério Público, informando que não interditaria o ponto turístico, mas que com brevidade adotaria as medidas recomendadas pelo MP. O prefeito Leomar Patrício informou ainda que documentação seria encaminhada ao Corpo de Bombeiros Militar, pedindo a permanência de uma equipe de salvamento no local, durante os finais de semana e realização de eventos oficiais.

Em respeito a recomendação do MP Machadinho, a administração municipal começou a adotar medidas de prevenção, principalmente contra afogamento e segurança dos banhistas, em várias localidades da Cachoeira São José.

As Secretarias de Meio Ambiente e Gabinete, avançam na confecção de placas de indicações, e na instalação de orientadores conforme recomendação do Ministério Público de Rondônia. As diversas medidas adotadas pela a administração municipal, garantirá a segurança dos frequentadores do local, durante a realização do Festival de Praia 2019, evento tradicional e já pré-programado pelo executivo Municipal. O Balneário São José palco desse grande evento cultural, é considerado área de lazer pública por lei, e é visitado por milhares de pessoas todos os anos durante a festa Garota Cachoeira.

A Promotora de Justiça Naiara Ames de Castro Lazzari, foi quem recomendou que o executivo tomasse as medidas de segurança no ponto turístico, ela também solicitou ao Corpo de Bombeiros que realizassem vistoria técnica para identificar locais com riscos de afogamento e indicasse ao executivo municipal quais medidas de prevenção deveriam ser adotadas.

Segundo o executivo Municipal, além das medidas que estão sendo implantadas, buscarão meios para orientar os frequentadores do local sobre medidas pessoais de segurança.

Categorias: Destaques, Slides